sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Não tem jeito: ESTAGIÁRIO SÓ SE FODE!



Pois é, não tem jeito. Assim como o sistema hindu de castas (onde alguém que nasce numa casta jamais poderá fazer parte de outra), no sistema "empregador" estagiário vai sempre se foder.

Publicada em 25 de semtembro último, a Lei N° 11788 é cheia de "boas intenções" (assim como todo mundo nessa época de fim de ano, repararam?). Mas, como de boas intençõs o inferno está cheio...

A nova lei estabele, dentre outras coisas, a obrigatoriedade de férias de 30 dias para contratos de estágio de pelo menos 1 ano (e tempo proporcional para contratos mais curtos) e limita o número de estagiários da empresa de acordo com o número de funcionários.

Daí vemos dois benefícios: férias (Eba!) e o fim da contratação de escravos simplesmente como mão de obra barata, sem proposta de aprendizado alguma. Porém, temos o outro lado da moeda.



Convido a qualquer um de vocês (principalmente os estagiários, como eu) a procurarem por vagas de estágio, na internet, por exemplo. O número de vagas caiu drásticamente, principalmente em algumas áreas como administração e economia, geralmente realizados em escritórios.

A própria prefeitura de São Paulo (minha querida empregadora) suspendeu, desde a aprovação da nova lei, todas as contratações e renovações de contrato (e é nessa parte que eu, particularmente, me fodo) , com a desculpa de que está se "adequando" à nova lei.

Tenho certeza que não só a Prefeitura como todas as contratantes vão passar por um tempo de recesso para estudar a nova lei, e em breve voltarão a contratar. Mas também tenho certeza que número de vagas será muito menor.

Então, vai a dica:

Vê se termina a faculdade logo! (Sem essa de Peraí, Vou Pensar...).

(E se tiver um empreguinho pra mim, me avisa! Meu contrato com a Prefeitura termina mês que vem!)



Nenhum comentário: