quarta-feira, 29 de julho de 2009

Óinc, óinc...


Sim. Estamos diante de uma pandemia do vírus H1N1, causador da famigerada Gripe Suína. Porém, pouca gente sabe as reais diferenças entre a gripe causada pelo H1N1 e a gripe comum. Não estou escrevendo aqui um artigo científico e muito menos dizendo que não devemos nos proteger e evitar que o H1N1 se espalhe, mas por favor, tenhamos bom senso.

Posso dizer aqui sem medo que as pessoas estão exagerando, e muito, na “batalha” contra o H1N1. Em primeiro lugar, quando quiserem se informar sobre como se precaver do contágio, indentificar os casos e as características do vírus procurem fontes confiáveis. O site do Ministério da Saúde apresenta textos de fácil compreensão sobre o tema. Inclusive esse "Gravidade dos casos da gripe A (H1N1) e da comum é semelhante", que mostra porque que não precisamos deixar de cumprimentar as pessoas e olhar feio para o pobre coitado que tossiu no ônibus como se ele tivesse culpa de estar indo trabalhar, suspender volta às aulas e todas as ações radicais tomadas para evitar todo e qualquer contato humano.

Nós devemos sim lavar as mãos com frequencia, colocar um lenço (ou a mão e depois lavá-la) na frente da boca e nariz ao tossir ou espirrar, não deixar nossos filhos irem à escola quando estão com gripe (suína ou não!), tomarmos a vacina da gripe comum quando temos mais de 60 anos. Isso tudo por uma simples questão de higiene e prevenção de qualquer tipo de doença que apresenta contaminação por secreção de mucosas (boca e nariz por exemplo).

Então aqui está meu apelo para que possamos nos unir no combate à essa ou qualquer outra doença, inclusive o preconceito e a ignorância.



Afinal, com gripe suína ou não, o mundo continua cheio de outras doenças. E as pessoas parecem não ligar muito pra elas.

Nenhum comentário: